top of page

#5 O Deus de Israel

É sabido que os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único Deus, isto é, eram adeptos ao monoteísmo. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único Deus é YHWH, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas. O que se conhece sobre o Deus de Israel está descrito na Bíblia Hebraica e nos comentários dos sábios em suas respectivas literaturas. Para os filósofos do Judaísmo, a unidade de Deus era uma verdade revelada, da qual não seria necessário provas para estabelecê-la, pois se tratava do principal ponto da fé, tampouco qualquer tentativa de tal prova foi encontrada até o tempo dos filósofos judeus medievais, que, ao construírem seus sistemas de filosóficos e religiosos, devotaram considerável espaço à consideração dos atributos de Deus, especialmente de Sua unidade.


Algumas das provas para a unidade são dadas por Saadia (Emunot we-De'ot, I. 7), Maimônides (Moreh, II. 1) e Gersonides (Milamot Adonai, III. 3).

Na Bíblia Hebraica, a leitura de alguns dos “nomes” de pelo o qual Deus é chamado pode ajudar na compreensão de como Ele é. Eles são os seguintes:


Elohim – O Forte, divino (Gênesis 1:1); El Elyon – O mais Alto, o mais Forte (Gênesis 14:20); El Roi – O Forte que enxerga (Gênesis 16:13); El Shaddai – Deus Todo-Poderoso (Gênesis 17:1); YHWH – SENHOR “Eu Sou”, significando o Deus eterno auto-existente (Êxodo 3:13, 14); Adonai – Senhor, indicando uma relação de Mestre para servo (Êxodo 4:10, 13); El Olam – Eterno Deus (Isaías 40:28).


Continuando a análise sobre os atributos divinos de YHWH, o filósofo medieval Maimônides (1135-1204) descreve em seu livro Mishnê Torá:

"O fundamento de todos os fundamentos é: saber que há um Preexistente primordial e Ele é quem causa a existência de tudo quanto há, sendo que todos os que existem entre os céus e a terra não vieram a existir a não ser pelo fato da veracidade de Sua existência [...], portanto, não se compara Sua existência à dos demais [...], este Deus é um [...], Ele não é nem corpo nem matéria [...], Ele é o Conhecedor, Ele é o conhecido e Ele é o próprio Conhecimento." (Mishnê Torá, Leis de fundamentos da Torá 1-2).


Para Maimônides, Deus é a causa primeira de todas as coisas e que por ele tudo veio a existir. Esse Deus então seria Eterno, pois estaria além do tempo, não teria nem começo e nem fim, sempre existiu; foi, é e será. Sendo assim, por ser Eterno, Deus estaria em todos os espaços, pois sua natureza não pode ser contada, e se assim o fosse (pudesse ser contada), ele não seria um, mas dois ou mais, logo seria limitado em suas divisões, concluindo que dessa forma ele não seria Deus. Essa é a análise sobre o conceito do Deus único e Eterno, descrita em Maimônides. Não obstante, a própria Bíblia Hebraica também vai apresentar durante todo o seu texto as características de YHWH. São algumas delas:


Ele é Eterno, como vemos nos Salmos: "Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus." (Salmos 90:2);


Imutável: “Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. (Isaías 46:10);


Onisciente: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. (Isaías 40:28);


Perfeito: "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. (Salmos 18:30);


Soberano: "Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora. (Neemias 9:6);


Incompreensível em sua infinitude: "Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não podemos compreender." (Jó 37:5);


Bondoso: "O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras." (Salmos 145:9);


Onipresente: “Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.” (Jeremias 23:23, 24).


Deus é justo: “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” (Deuteronômio 32:4).


Deus é santo: "E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías 6:3).


Estas são algumas dentre as várias características do Deus de Israel, que fazem dele uma divindade única diante de tais pontos, por um lado muito próxima ao homem, em um relacionamento de intimidade, e por outro lado, ao mesmo tempo, distante, com toda a sua infinitude. Ainda assim não se deve esquecer que tais características tratam-se de antropomorfismo, conforme pode ser verificado em Maimônides: “Tudo segundo a forma humana de pensar e falar, por não conhecerem a não ser [a existência] de corpos, e a Torá fala segundo a linguagem humana.” (Mishnê Torá, Leis de fundamentos da Torá, 1:9), e prossegue: "Estando esclarecido que Ele não é nem corpo nem matéria, torna-se claro que se não lhe ocorrerão nem uma sequer das reações corporais: nem ligação ou separação, nem lugar ou proporção, nem subida ou descida [...], Não cabe a Ele morte ou vida como a vida dos corpos vivos. Nem estultície, nem sabedoria, como a do homem sábio. Nem sono, nem despertar, nem ira, nem riso, nem alegria, nem tristeza, nem silêncio, nem fala como a fala do ser humano [...], Todas estas coisas acham-se unicamente nos corpos obscuros de natureza abjeta, cuja habitação está em casas materiais, e cujas origens encontram-se no pó. Quanto a Ele, Bendito é Ele, elevado e exalçado seja sobre tudo isto." (Mishnê Torá, Leis de fundamentos da Torá 1, 13-15).

Referência Bibliográfica

SOUZA, Fernando: O Povo de Deus na Bíblia - Uma análise à luz das Escrituras Sagradas e dos sábios do povo Judeu, 1ª ed., NEA, Setembro 2018.

bottom of page